Chakras e Biopsicologia



Por Krsná Devi (Karla Mara R Scherer)

Na antiga Ciência do Yoga foi descoberto que o ser humano tem 7 principais centros de energia sutil ao longo da coluna vertebral chamados de chakras.
Todas nossas emoções e padrões mentais são geradas pelas emanações desses centros de energia. Os sábios antigos da Índia, através de imaginação metafórica visualizavam os cakras como pétalas da Flor de lótus, onde cada pétala representa uma emoção.
Esse conhecimento que trata da relação entre chakras e emoções foi melhor desenvolvido mais recentemente pelo mestre contemporâneo do Tantra Shrii Shrii Ananda Murti (1921-1990). Ele chamou de Biopsicologia a ciência que trata da relação entre as 50 tendências da mente humana (vrttis) localizado nos chakras e as glândulas e suas secreções hormonais. 
Quando os chakras estão em desiquilíbrio as glândulas não funcionam apropriadamente gerando doenças e somatizações.
A prática tântrica é portanto baseada no controle e purificação desses chakras, para que todo ser humano consiga evoluir na trajetória da vida desfrutando da felicidade, paz mental e possibilidade de libertação das amarras e bloqueios que impedem a jornada espiritual.
Esse conhecimento nos ajuda a identificar nossos padrões negativos como medo, raiva, ciúme, avareza, melancolia, etc, para então equilibrá-los através de pensamento positivo, visualizações, respiração, meditação e ásanas.

As práticas da Biopsicologia também potencializam as qualidades mais positivas e sutis dos cakras superiores nos ajudando a alcançar a realização espitirual. Na base da coluna está assentada a kundalinii (energia espiritual) e quando é despertada, se elevando dos chakras inferiores para os mais elevados como o Sahasrára Chakra no topo da cabeça, podemos sentir a fonte de felicidade infinita.
Em cada Chakra tem uma quantidade de pétalas que representam determinados tipos de emoções e padrões vibracionais. Do primeiro chakra até o sexto são 50 propensões.

Veja abaixo o quadro dos chakras com suas propensões, localização, formas e cores. 

1º MULADHARA CHAKRA – 4 pétalas

Propensões mentais: desejo físico, desejo psíquico, desejo psíquico-espiritual, desejo espiritual (dharma - sede pelo infinito)
Localização: Na base da coluna vertebral
Forma: quadrado
Cor: amarelo ouro.

2º SVADHISTHANA CHAKRA- 6 pétalas

Propensões mentais: indiferença, falta de senso comum, indulgência, falta de confiança, impotência, falta de piedade.
Localização: atrás do órgão sexual
Glândula: gônadas, ovários
Forma: meia lua
Cor: branco leite

3º MANIPURA CHAKRA - 10 pétalas

Propensões mentais: timidez, medo, tendência sádica, inveja, estagnação, melancolia, irritabilidade, apego, paixão, ódio.
Localização: na altura do umbigo
Glândula: supra renais
Forma: triangulo
Cor: vermelho

4º ANAHATA CHAKRA - 12 pétalas

Propensões mentais: esperança, preocupação, esforço, vaidade, consciência, depressão, ego, avareza, hipocrisia, tendência por desarmonia (ou tagarelice), arrependimento, afeição (amor ou possessividade).
Localização: centro do peito
Glândula: timo
Forma: círculo
Cor: verde fumaça

5º VISHUDDHA CHAKRA - 16 pétalas

Propensões mentais: são 6 propensões humanas (desejo pelo bem estar dos outros, desejo pelo bem estar universal, expressão do conhecimento trivial, entrega espiritual, expressão doce e harmoniosa, expressão repulsiva ou dura) e 10 raízes acústicas sendo que 7 delas formam os sons da escala musical indiana (SA RE GA MA PA DHA NI). Cada som está associado ao som de um animal.
SA vem da palavra SADAJA que significa pavão, o som acústico do pavão, RE vem de RSABHA que significa boi, o som do boi.
GA vem da palavra GHANDHARA que significa bode, o som do bode
MA vem da palavra MADHYAMA que significa cavalo, o som do cavalo.
PA vem da palavra PAINCHAMA que significa cuco, o som do cuco
DHA vem da palavra DHAEVATA que significa burro ou som do burro.
NI vem da palavra NISADA que significa elefante ou som do elefante
Além desses 7 sons o vishuddha chakra tem o som ONM que é o som acústico da criação do universo, o som HUM que é o som da elevação da kundalinii (energia cósmica), o som PHAT o som da teoria à prática. Assim totaliza as 16 tendências desse chakra.
Localização: garganta
Glândula: tireoide
Forma: sem forma
Cor: misto de cores - prisma

6º AJINA CHAKRA - 2 pétalas
Propensões mentais: conhecimento mundano (lado esquerdo do cérebro) e conhecimento espiritual (lado direito do cérebro). Expressa a dualidade natural do universo.
Localização: entre as sobrancelhas
Glândula: pituitária
Forma: sem forma
Cor: sem cor

7º SAHASRÁRA - 1000 pétalas

Propensões mentais: representa a sede da alma, o centro da consciência do indivíduo, esse chakra controla todos os outros Chakras. 1000 pétalas representam as 1000 possibilidades de expressão que estão além na esfera física e mental. 50 propensões dos outros chakras multiplicada por 2 (expressão interna e externa) =100X10 (5 órgãos motores e 5 sensoriais)=1000.
Localização: topo da cabeça
Glândula: pineal
Forma: simbolicamente representado pelo lótus de mil pétalas
Cor: sem cor

Práticas de ásanas para os chakras:


Os ásanas para ter efeito completo, ou seja, para trabalhar os chakras, precisam ser praticados lentamente com respirações apropriadas e repetições.
Abaixo está alguns ásanas para determinados chakras:


Yoga Mudra : (trabalha o primeiro e segundo chakra)



Diirgha Pranam – Longa saudação (trabalha o primeiro e segundo chakra)


Naokásana ou Dhanurásana – Postura do barco (trabalha o terceiro chakra)





Texto: Krsná Devi (dez. 2015)
Núcleo de Tantra Yoga Mover Juntos
INDICAÇÃO DE LEITURA: Psicologia do Yoga, Shri Shri Ananda Murti, editora Ananda Marga.

REFERENCIAS: Apostila Curso de Formação de Professores de Yoga Ananda Marga, SP,2007.
Apostila Curso da Personalidade Integrada, por Dada Agryabhoddhananda, Ananda Marga, MG, 2005.

Apostila Curso de Biopsicologia Modulo 1, Susan Andrews, Instituto Visão Futuro, SP, 2012



5 comentários:

  1. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado! Estou a meses procurando essa lista.

    ResponderExcluir
  2. Namaskar Krsna,aqui é o Ranjan de Porto Alegre. estava buscando um material e encontrei esse teu blog. se me permite vou pegar emprestado um material aqui teu de tandava e chakras ok? Namaskar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namaskar querido! maravilha! se puder citar o blog será ótimo para divulgar!

      Excluir
  3. namaskar, voce tem essa apostila ? Apostila Curso da Personalidade Integrada, por Dada Agryabhoddhananda, Ananda Marga, MG, 2005 ?

    ResponderExcluir