Meditação


Como meditar ?

Por Krsná Devi (Karla M R Scherer)

Na visão do tantra a meditação é a prática que torna o desenvolvimento mental e espiritual possível. Sua meta maior é o desenvolvimento de um sentimento de unificação com o nosso Eu Maior, compreendendo a beleza e amorosidade em cada ser do universo, diminuindo os sentimentos egoístas e complexos que criam barreiras e limitam a mente humana.  Este estado de unificação é também chamado de Yoga.
Quando se atinge este estado de unificação se experimenta paz mental ou Ananda (bem aventurança).

Existem muitas técnicas de meditação, porém para se atingir um estado profundo de meditação é necessário uma prática sistemática que nos ajude a controlar o corpo e a mente. No tantra se fala que “nossa mente é como um macaco bêbado picado por um escorpião” e para acalmar esse macaco todo cuidado é pouco.

Para meditar existem algumas etapas:


Controle dos órgãos motores e sensoriais – se desligando dos sentidos
Nessa primeira fase procura-se se desprender das coisas externas conduzindo a mente a introspecção.
Sentar com a coluna ereta e de pernas cruzadas ajuda a relaxar os nervos e manter a mente consciente.

A mãos sobre o colo uma sobre a outra ou entrelaçadas é um mudra (gesto) que também induz a mente a introspecção.
Os yogues nos ensinam que a melhor postura para acalmar a mente é a postura Padmásana (Lótus), porém as pessoas que não praticam essa postura por limitações físicas podem praticar a meio lótus ou simplesmente as pernas cruzadas.
Os olhos fechados controlam a visão, imagens externas e a língua dobrada no céu da boca controla o paladar e saliva.


Silêncio e Canto interior
Quando estamos cantando ou falando nossas cordas vocais estão ativas e por tanto não podemos acessar níveis mais profundos de meditação. Por isso recomenda-se que a prática do canto como uma preparação para a meditação, mas em seguida o canto é praticado apenas internamente, buscando o silêncio externo.

Visualização
A visualização ajuda no desprendimento dos ruídos externos e cheiros, controla a audição e também o olfato, evitando por exemplo o estimulo da mente quando sentimos o cheiro de uma comida ou ouvimos o barulho do trânsito.
A visualização usada na meditação é imaginar que está sentado em um lugar calmo, longe de ruídos, como no alto de uma montanha, sentindo o silêncio na vastidão do universo. Pode visualizar também um ponto de luz na sua frente, sentindo que seu corpo e mente estão repletos de luz e energia cósmica.

Concentração
E agora pensar ou não pensar?
Bem, após essa fase de desligamento dos sentidos provavelmente a mente estará repleta de pensamentos, cheia de lembranças do cotidiano, fazendo planos ou até contas...
Mas e agora o que fazer com os pensamentos? Deixar passar?
Como o ser humano é um ser pensante, sua mente sempre estará em busca do pensamento.
A técnica usada no tantra para concentrar a mente e evitar o estímulo de mais pensamentos durante a meditação é o de dar apenas um objeto para a mente, ou seja, focar em apenas um pensamento/sentimento.
E objeto de concentração é o mantra (som que libera a mente).
O mantra precisa ser repetido internamente e junto com a respiração, aliás a respiração profunda é o carro chefe da meditação.

Mantra e ideação
O mantra baba nam kevalam tem o potencial de equilibrar os centros energéticos (Cakras) e induz a mente num estado profundo de amor e alegria.
Esse mantra pode ser praticado antes da meditação, em voz alta e também repetindo internamente na meditação. Procure inspirar pensando BABA NAM e exalando KEVALAM. Procurando lembrar da ideação do mantra “tudo é expressão da consciência cósmica” ou tudo é expressão de amor.

DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

Ásanas: Pratique ásanas (posturas de yoga) pois tornam o corpo mais flexível, ajudam a manter o corpo e mente longe de doenças e equilibram nossas emoções.

Aquecimento: Faça exercícios de abertura pélvica para que tão logo possa se sentar em postura de meditação.
Porém, se por recomendações médicas não puder forçar a região pélvica e quadril, use almofadas e outros acessórios que possam ajudar no conforto da postura.

Seu templo: Encontre um cantinho em sua casa para meditar e cuide como se fosse um templo.

Mantenha sempre limpo e arejado, reserve uma manta ou tapete e use para se sentar em meditação. Crie um clima para meditar e encha sua casa de vibração positiva.
Trazer um sentimento amoroso, lembrar de alguém de você ama, seja uma pessoa, animal de estimação, uma criança, pode trazer mais inspiração quando se sentar para começar o processo de meditação.

Regularidade: A recomendação dos mestres é meditar duas vezes ao dia regularmente, preferencialmente pela manhã e fim do dia, ou antes das principais refeições. Evite comer antes da prática pois prejudicará a concentração.
Procure assumir a meditação como uma prática imprescindível na sua vida, assim como comer, escovar os dentes, tomar banho. Em pouco tempo você estará tão adaptado que sentirá falta se pular apenas um dia de prática.

Alimentação: Dentro do possível procure comer alimentos de energia sutil e evite alimentos que dificultam a concentração. Alimentos sem carnes, ovos, alho, cebola, cebolinha, cogumelo, álcool e drogas são os mais indicados para quem pratica meditação.
Alimentos sutis são as frutas, outros legumes e ervas, cereais, castanhas, leguminosas, iogurte, manteiga orgânica.

Meditação Coletiva: Como diz o ditado a “união faz a força”, procure se juntar a outras pessoas para meditar coletivamente criando mais força e inspiração para a sua prática individual.

Boa prática
Namaskar
Texto: Krsná Devi

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Meditação e Segredos da Mente, Ananda Mitra Acarya, Editora Ananda Marga, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário