Tantra Yoga



O Tantra Yoga é uma ciência holística do ser humano, da sociedade humana e do universo. Foi sistematizado como uma ciência há cerca de 7 mil anos, a qual posteriormente foi sendo adaptada, atualizada e expandida conforme as demandas do desenvolvimento da sociedade humana e da estrutura física e mental dos seres humanos.
Sua aplicação ou prática promove o desenvolvimento integral da natureza e potencialidades do ser humano, e o equilíbrio entre esse desenvolvimento e o desenvolvimento da sociedade, em harmonia com o ambiente.


Reconhecendo que a natureza humana envolve, além do corpo, também a mente e uma dimensão que se pode chamar de espiritual, o Tantra Yoga propõe um “desenvolvimento subjetivo com ajustamento objetivo” de cada pessoa.

A filosofia e ciência do Tantra que aqui apresentamos foi contemporaneamente desenvolvida por Prabhat Ranjan Sarkar e difundido pela organização sócio-espiritual Ananda Marga.

“Na medida em que a atenção e as atividades humanas forem direcionadas cada vez mais em direção a buscas sutis, tais como projetos artísticos e práticas espirituais, o egoísmo e a ganância que dominam a mente das pessoas hoje em dia serão substituídos por um novo sentimento de amor e irmandade.
Na medida em que expandimos nossas mentes em direção ao Infinito e aprendemos a dividir nossas riquezas mundanas, nós iremos perceber mais e mais que de fato nós todos somos uma só humanidade, que nós todos somos irmãos e irmãs – filhos e filhas de uma Inteligência Infinita que está nos guiando todos para a perfeição. Ao invés de nos basearmos na competição e na hostilidade mútua, a sociedade será operada através da cooperação mútua e do amor.”
O Grande Universo – Discursos sobre a Sociedade.
Shrii Shrii Anandamurti.

O que é Tantra?


O significado do termo tantra é “liberação das limitações, das amarras do torpor ou da estaticidade”. A letra ta é a raiz sonora da obtusidade. E o verbo raiz tra significa “aquilo que libera”; assim, as práticas que liberam o aspirante espiritual da obtusidade ou animalidade da força estática e expandem o seu eu são chamadas de Tantra.

Yoga refere-se ao objetivo de vida de todo e qualquer aspirante espiritual, e que coincide com o ponto culminante do desenvolvimento de nossa natureza humana. Yoga significa, portanto, a união ou fusão completa da consciência individual com a Consciência Cósmica infinita.

As práticas do Tantra Yoga estimulam a expansão mental do praticante rumo a camadas mais sutis da mente. A sua filosofia guia e acelera essa expansão dentro de uma visão universalista, para o benefício da sociedade e de todos os seres. Dentro desse enfoque amplo, muitos benefícios pontuais dessas práticas podem ser mencionados, como se poderá ver mais abaixo.

Práticas e Filosofia do Tantra:

Ásanas

Ásana significa, em sânscrito, “postura mantida confortavelmente”. As posturas de yoga têm um efeito regulador no sistema glandular, nervoso e linfático do ser humano, ajudando a equilibrar as emoções e a aumentar o autocontrole. As posturas não são um fim em si mesmas, mas uma ferramenta para um corpo mais saudável e uma mente mais equilibrada – para uma consciência em expansão.


Biopsicologia


É a ciência que trata da relação corpo-mente. A interação entre as glândulas endócrinas e os centros energéticos chamados de Cakras. A nossa personalidade  e percepções de mundo são influenciadas pelas 50 propensões (vrtiis) que são vórtices de energia mental. Através das práticas do Yoga aprendemos como purificar e controlar esses centros de energia para o melhor  desenvolvimento das nossas potencialidades e equilíbrio dos padrões de pensamentos. 

Yama e Niyama


Na sociedade de hoje existe uma grave carência de valores e a ética perdeu-se, ou foi distorcida. Porém, na prática de yoga, um conjunto de princípios de vida é da maior importância. Antigamente, antes de aprender a mais simples técnica de meditação, o aluno era testado durante vários anos para verificar-se a sua integridade. A ética serve, por um lado, para tornar possível uma vida harmoniosa em sociedade, e por outro, é uma ferramenta para fortalecer a mente do praticante.

Os princípios de Yama e Niyama, pelo seu caráter universal, são um verdadeiro código ético universal que pode ser aplicado em qualquer lugar ou época, e por qualquer pessoa, contrastando assim com os princípios, leis, costumes, tradições, modas e normas que caracterizam diferentes grupos sociais em cada lugar e tempo.

Alimentação


Aquilo que comemos influencia o nosso estado mental e emocional. Para uma mente sã em um corpo são, é aconselhável uma dieta basicamente vegetariana (incluindo produtos lácteos). Para uma prática mais profunda de meditação, uma dieta adequada é imprescindível.  Também faz parte do sistema de alimentação a realização de jejuns periódicos, para o descanso do sistema digestivo, a limpeza do corpo, a prática de autocontrole e o fortalecimento da mente.

Yoga, Ásanas e Meditação


Para muitas pessoas, a palavra “yoga” significa uma série de exercícios físicos que esticam e torcem nossos corpos, dando nós impossíveis. Mas essas posturas físicas são apenas um único aspecto do caminho do yoga – aspecto esse conhecido como “ásanas”. Essas posturas físicas do yoga não necessariamente são assim complicadas, e são praticadas pelos seus benefícios para a saúde, e porque elas ajudam a preparar o corpo para a meditação. Yoga é tanto uma filosofia de vida quanto um sistema de prática espiritual. A palavra “yoga”, na verdade, significa a união entre o eu individual e a Consciência Infinita – como já mencionado antes.

A meditação é a prática mais importante no sistema do yoga, e é o meio pelo qual essa fusão ou união é alcançada. Então, yoga é um sistema ou ciência que capacita uma pessoa a desenvolver-se fisicamente, mentalmente e espiritualmente, e a meditação é a prática que torna o desenvolvimento mental e espiritual possível.

Meditação


O sistema científico de meditação tem por objetivo a fusão da mente do praticante na Consciência Cósmica. Apesar de este objetivo poder parecer longínquo para o iniciante, a prática de meditação em si é uma experiência de bem-aventurança e auto-aprofundamento, além de outras vantagens ou benefícios secundários, como redução do estresse e relaxamento, aumento da capacidade de concentração, controle e força mentais.

O Tantra Yoga é noventa e nove por cento prática e um por cento teoria. O ensino das diferentes lições de meditação depende de esforço, sinceridade e prática.  “Mais vale uma lição posta em prática do que muitas ouvidas.” (Shrii Shrii Anandamurti)

No tantra, um dos sistemas de meditação – em geral o mais adequado para a maioria das pessoas – é chamado de Sahaja Yoga, e é composto por seis lições (ou práticas). Essas lições contribuem para um desenvolvimento acelerado do aspirante espiritual, mas o resultado é bastante pessoal e depende da sinceridade de cada praticante. As lições podem ser adquiridas após uma iniciação espiritual que é realizada individualmente com um ou uma acharya (professor espiritual) do tantra.

Kiirtan e Mantra


O que é Kiirtan ? A origem etimológica da palavra kiirtan está na linguagem sânscrita: a raiz verbal kiirt significa “pronunciar algo em voz alta como louvação a alguém”. Portanto, proclamar as glórias da Consciência Suprema em voz alta é chamado de kiirtan.

Kiirtan também significa, especialmente, um cântico com o uso de um mantra.

O que é Mantra ? Mantra significa "aquilo que liberta a mente": man + tra; man = mente, tra = liberar.

Sobre a importância do kiirtan para a meditação:

“A sua mente deve estar em um estado de compostura durante a prática da meditação, e para trazer a mente até esse estado de compostura, o que você pode fazer? É recomendável fazer kiirtan. Durante o kiirtan, o que acontece? A mente fica elevada, inspirada, e assim você irá desfrutar de um certo tipo de paz. E se você começar a sua prática espiritual (sádhaná) logo após o kiirtan, você irá experimentar bem-aventurança. Portanto, o kiirtan é uma necessidade, uma necessidade indispensável para uma boa sádhaná.” (Shrii Shrii Anandamurti)

Neo-Humanismo


O Neo-Humanismo é uma perspectiva holística da natureza humana. Baseado no amor universal, identifica como aspecto fundamental da psicologia humana a busca de auto-realização e a enquadra num contexto de respeito pelos animais, plantas e demais seres da natureza.

“Quando o espírito inerente ao humanismo é estendido a tudo neste universo, animado e inanimado – a isto eu chamo de Neo-Humanismo. Este Neo-Humanismo vai elevar o humanismo ao universalismo: o amor por todos os seres criados deste universo.” (Shrii Shrii Anandamurti)

“A verdadeira educação é aquela que leva à libertação.” O Neo-Humanismo dá grande importância à educação, pois nela está a chave do futuro. A pedagogia neo-humanista é uma proposta educativa holística, sendo alguns dos seus pontos-chave:
  • desenvolver a fundo o potencial de cada ser humano – físico, mental e espiritual –, com especial atenção às crianças;
  • despertar a sede pelo conhecimento e o gosto pela aprendizagem;
  • dotar os estudantes com capacidades acadêmicas e outras mais, necessárias para a continuação da sua educação;
  • favorecer o desenvolvimento pessoal em áreas como a moralidade, integridade, autoconfiança, autodisciplina e cooperação;
  • desenvolver bem-estar físico e aptidões mentais através de técnicas de yoga e concentração, esportes e jogos;
  • desenvolver um senso estético e gosto pela variedade de expressões culturais – através do teatro, dança, música e outras artes;
  • encorajar os estudantes a tornarem-se membros ativos e responsáveis da sociedade;
  • promover uma consciência ecológica no seu sentido mais amplo: a realização da interligação entre todas as coisas, e encorajar o respeito e atenção por todos os seres vivos;
  • incentivar uma perspectiva universal, livre de discriminações de religião, raça, credo ou gênero;
  • reconhecer a importância dos professores e pais em serem exemplos.


Prout - Teoria da Utilização Progressiva


Progressive Utilization Theory ou PROUT (pronuncia-se ‘praut’) é uma teoria sócio-econômica proposta por P. R. Sarkar em 1959, e constitui uma alternativa aos sistemas capitalista e comunista. Segundo PROUT, o objetivo da sociedade é criar condições para o desenvolvimento integral dos seres humanos.
"A sociedade é como um grupo de caminhantes numa peregrinação. Suponhamos que um deles tenha um ataque de cólera. Será que os restantes prosseguirão o seu caminho, deixando-o para trás? Não, eles não podem. Em vez disso interrompem a sua jornada por um dia ou dois, aliviam-no da enfermidade e ajudam-no a recuperar a força nas pernas. Ou então recomeçam a viagem carregando-o nos ombros." (P. R. Sarkar)
Alguns aspectos característicos de PROUT são: garantir as necessidades básicas a todos os seres humanos; planejamento descentralizado; economia baseada em cooperativas; regiões socioeconômicas auto-suficientes; respeito pela cultura local; ética; e valores espirituais universais. PROUT apresenta soluções práticas e em harmonia com a psicologia humana para muitos dos problemas atuais da economia mundial.


Texto baseado no artigo original de: Augusto Martini
Edição, Revisão, Adaptação, Traduções e Inserções: Mahesh e Krsná